Grab this Widget ~ Blogger Accessories

10 dicas para se manter motivado enquanto blogueiro

Já falámos por diversas vezes aqui no blog, das inúmeras frustrações que invadem todo e qualquer blogueiro, especialmente aqueles que procuram vingar e dedicar-se exclusivamente à escrita. Um dos factores que mais faz com que a blogosfera se torne num autêntico faroeste desertificado, é precisamente a motivação. De acordo com alguns estudos da Technorati por exemplo, cerca de 60% dos blogueiros que hoje iniciam projectos online, desistem deles num período curto de 3 meses. Isso acontece precisamente por culpa da desmotivação.

Para todos aqueles que como nós trabalham diariamente na escrita de conteúdos, ser blogueiro nem sempre é uma tarefa fácil e exige muito treino ao nível da motivação. Se reparar, quando se chega ao verão, são muitos os blogueiros que desistem dos seus projectos e/ou os trocam por algumas horas de sol na praia e/ou uma convivência mais exacerbada com os seus amigos. É normal perder-se a motivação pela escrita de tempos a tempos, mesmo que você adore o seu blog. No entanto, perder a motivação poderá levá-lo para um caminho de desistência, perda de visitantes, perda de tráfego, perda de subscritores, entre outros factores, pelo que é primordial manter-se motivado para bem do seu blog.

10 DICAS PARA SE MANTER MOTIVADO ENQUANTO BLOGUEIRO

Embora não existam fórmulas de sucesso para a motivação enquanto blogueiro, a verdade é que você poderá ter em conta uma série de princípios que o irão seguramente a ajudar a manter-se fiel aos seus objectivos, gerando uma maior motivação contínua e também um sentimento de conquista sempre presente.

1. RELEMBRE-SE DA RAZÃO DE SER BLOGUEIRO

Você provavelmente é blogueiro porque deseja ganhar dinheiro a escrever e/ou a fazer aquilo que mais gosta: estar presente na internet. Ou então você é blogueiro simplesmente porque gosta de escrever e na verdade procura um lugar de destaque enquanto autor. Qualquer que seja a sua razão, é muito importante você relembrar-se dela de tempos a tempos. Isso irá ajudá-lo a remotivar-se para os seus objectivos e a não esquecer os motivos pelos quais você se dedica ao seu blog. Se por ventura trabalha a tempo inteiro na internet, relembre-se daquele emprego que você detestava e que agora que tem a possibilidade de fazer as coisas da forma que quer, não existem motivos para desmotivar.

2. A SUA ÁREA DE TRABALHO DEVERÁ SER AGRADÁVEL

Quando comecei a trabalhar exclusivamente na Internet, fazi-o a partir de casa. No entanto o ambiente de trabalho não era o mais adequado e isso reflectia-se na motivação que tinha diariamente. Quando decidi começar a sair de casa e a procurar espaços de qualidade para trabalhar, a minha motivação melhor consideravelmente. O mesmo acontece com todos os profissionais que não têm um escritório de qualidade, onde o enquadramento deverá ser o mais agradável possível. Uma boa secretária, uma boa cadeira e um ambiente acolhedor, são a melhor forma de o manter motivado para escrever durante horas e horas.

3. MUDE DE AMBIENTE REGULARMENTE

Para qualquer Blogueiro, tal como para qualquer Freelancer, o espaço de trabalho é algo que na realidade é extremamente flexível. Você pode escrever sentado no sofá, na mesa da cozinha, na varanda que dá para a rua, num escritório, num café ou simplesmente num centro comercial. No entanto, mudar de ambiente de tempos a tempos é bastante propício à remotivação. Você não precisa de ficar trancado em casa a escrever no seu blog, quando na realidade podia ter saído para tomar um café enquanto partilhava os seus ideais com os seus leitores.

4. COLOQUE O DESCANSO NA SUA AGENDA

Quando você está num período de maior desmotivação, o descanso poderá ser uma das suas melhores armas. Quer você faça pausas regulares de 15 minutos, ou tire 5 dias de férias do seu blog, o importante é você sentir-se confortável e adaptado à sua rotina de trabalho. Dê a si próprio a oportunidade de descansar, fazer exercício físico, ou simplesmente ficar deitado no sofá e adormecer. O importante é ter consciência da importância de pequenas pausas na produtividade e motivação que emprega ao seu trabalho enquanto blogueiro.

5. DÊ UMA PRENDA A SI MESMO

Uma das estratégias interessantes da blogosfera é precisamente a premiação. Se você se organizar e estabelecer algumas metas, você poderá por exemplo estabelecer que após 30 artigos de qualidade, você dará a si próprio a oportunidade de adquirir X, sendo X qualquer coisa que você deseja naquele momento. Você poderá premiar-se com uma ida ao cinema, com a compra de uma peça qualquer que deseja, entre outras coisas. Mas estabelecendo objectivos, você poderá ir motivando-se a si próprio para o cumprimento desses mesmos objectivos. Nas grandes empresas os prémios de produtividade são uma constante. Porque não fazer o mesmo consigo?

TENHA UMA ALTERNATIVA

Independentemente de você ter um emprego e os seus blogs como part-time, ou de você ser um blogueiro a tempo inteiro, é importante você ter alternativas. Isto significa que se você for blogueiro a tempo inteiro, é recomendável que tenha pelo menos dois blogs de qualidade para que possa de tempos a tempos desligar-se de um e concentrar-se noutro. Isso ajuda-o a remotivar-se bem como a encontrar a energia e criatividade que tanto precisa para levar o primeiro projecto avante. Se você tiver um emprego, poderá encontrar nele um escape para essa mesma remotivação também. Se se sente a perder o controlo sobre a sua motivação, procure uma alternativa viável que o ajude a restabelecer-se.

7. IMAGINE-SE A ATINGIR OS SEUS OBJECTIVOS E O SUCESSO

Por vezes os exercícios de psicologia são também excelentes formas de remotivação. Se você tem objectivos bem concretos acerca da sua actividade enquanto blogueiro, você deverá procurar relembrar-se deles de tempos a tempos. Se está desmotivação, crie uma imagem visual futura do seu blog, do sucesso que você obteve com ele, do dinheiro que estará a ganhar nessa altura, ou simplesmente uma imagem virtual de você a atingir todos esses objectivos. Imagine a sensação de poder e autoridade que você terá, concentre-se nela e remotive-se para atingi-la.

8. CRIE HÁBITOS DE ROTINA

Os hábitos de rotina podem ser a estruturação de motivação que você tanto procura. Muitas vezes os hábitos são difíceis de quebrar, correcto? Se você criar uma rotina de escrita de conteúdos, de trabalho em torno do seu blog, você poderá conseguir ser mais produtivo, mais concreto no estabelecimento e cumprimento de metas, e acima de tudo manter-se motivado por mais tempo.

9. NÃO DESCURE A SUA SAÚDE

Os hábitos de sedentarismo e procrastinação na blogosfera são cada mais concretos e reais. Você dificilmente conseguirá produzir e bloggar da mesma forma se estiver doente ou com falta de energia. É importante então que tenha em conta a sua saúde, física e psíquica, alimentando-se convenientemente, praticando exercício e acima de tudo tendo a sua saúde sempre em consideração. Procure outras formas de se sentir bem disposto e de bem com a vida, sendo que isso irá ajudá-lo proporcionalmente a tornar-se um blogueiro mais competente, motivado e produtivo.

10. CRIE O SEU GRUPO DE SUPORTE

São poucos os blogueiros que trabalham a tempo inteiro na internet, e esses muitas vezes sentem a solidão de estarem por sua conta e risco. No entanto, para todos esses, é importante criar um grupo de suporte, seja através de amigos, de companheiros de profissão (outros blogueiros e webmasters), ou simplesmente de conselheiros. A ajuda mútua entre blogueiros é fundamental, principalmente nos períodos de desmotivação e onde um blogueiro sente alguma necessidade de ser compreendido.

E VOCÊ, COMO SE MANTÉM MOTIVADO?

Você provavelmente também já passou por períodos de desmotivação. Que estratégias utiliza para se remotivar? Partilhe as suas ideias e experiências nos comentários!

Até Já!

0 comentários:

Postar um comentário