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Como anda o Mercado de Marketing Multinivel no Brasil


Dias atrás, numa de minhas andanças pela internet, encontrei uma informação que me deixou bem animado. Numa enquete feita num site sobre Marketing Multinivel, diga-se de passagem, um dos melhores sobre o tema na internet brasileira, alguns números me deixaram bem otimistas. Ainda que os mesmos não sejam um retrato fidedigno da realidade – por não serem oriundos de uma pesquisa tecnicamente embasada, com amostragem, segmentação, etc. – creio que estejam perto do que realmente anda acontecendo.

industria-da-decepcaoQuem ganha e quem perde dinheiro com MMN

Segundo o inquérito estatístico (em 06/03/2010), que tinha como objetivo levantar dados quantitativos sobre quem já ganhou e quem já perdeu dinheiro com Marketing de Rede, essa é a realidade entre todos os internautas que responderam a pergunta “Você já perdeu, ou ganhou, dinheiro com MMN?”

24% afirmaram ter perdido dinheiro
15% disseram já ter obtido ganhos com negócios dessa natureza
33% afirmaram estar ganhando dinheiro nesse instante e
28% admitiram nunca ter participado de nenhum negócio de Markting Multinivel

ganhos-marketing-multinivel

Não sou matemático e confesso que perdi a maioria das aulas de estatística, portanto, não tenho conhecimento suficiente para analizar os dados. No entanto, acho que mesmo minha leiga percepção é capaz de atentar-se pra algumas particularidades desses números.

1 – A disparidade entre quem perdeu e quem ganhou dinheiro com MMN é de apenas 10%. Não imagino que em nenhum outro segmento da economia encontre-se situação tão equiparável. Numa rápida busca na internet pude averiguar que mais de 70% das empresas fecham suas portas no primeiro ano; 25% no segundo e só 5% sobrevivem por mais algum tempo, existindo aí ainda uma parcela que virá a sucumbir no futuro. Bem, ainda que os 5% tivessem êxito para sempre, ainda assim 95% teriam tido insucesso e isso é bem mais que os 10% que perderam dinheiro com Multinivel.

2 – Uma outra hipótese a ser considerada é que apenas 24% tenham dito perder dinheiro porque a grande maioria não considera o investimento que se faz num negócio multinivel uma perda financeira, de fato. Particularmente, penso que esse número esteja bem aquém da realidade e que o número de pessoas que perderam dinheiro nessa atividade seja bem mais expressivo.Marketing Multinivel é uma atividade como outra qualquer e seria injusto que as taxas de insucesso, bem mais elevadas em todas as áreas (artes, esportes, negócios em geral, etc.) fosse apenas essa em MMN.

3 – É evidente que os cálculos que estou fazendo são bem superficiais, pois precisaria de vários números para ser mais preciso, como por exemplo, votantes totais, votos únicos, etc. Mas, ao vermos que os dados analizados anteriormente refletem números passados (já ganhei, já perdi), e que, na atualidade, um número relativamente significativo, diante do global, afirma estar ganhando dinheiro hoje (33%), percebemos uma evolução plausível no MMN nacional. Creio que tudo isso deva-se a uma postura mais ética das empresas e do trabalho de profissionais qualificados, como por exemplo os do site onde extraí os dados, que com um trabalho sério – e de extremo valor – andam limpando todo o lixo da indústria. Sejamos gratos!

4 – Por fim, um dado que me faz repensar na consistência dos anteriores: será que tão pouca gente (28% dos votantes) nunca participou de um MMN? Será que isso está correto? Num primeiro instante, um distribuidor novato poderia ficar desesperado: “meu Deus, todo mundo já fez MMN. Não sobrou ninguém pra eu patrocinar”. Realmente, isso seria desesperador, caso não soubéssemos que dos 200 milhões de brasileiros, bem mais da metade não utilizam internet e que, portanto, não votaram. E dos que votaram, mais de 90% chegaram à tal enquete após pesquisarem uma palavra-chave no Google (responsável por aproximadamente 90% de todos os acessos da maioria dos sites da internet) ou seja, estavam inseridos num público-alvo já familiarizado com MMN e seria bem provável que a grande maioria já tivesse participado de alguma operação. Olhando por esse ângulo, os 28% passam a jogar a favor da indústria.

Gostaria de saber qual a sua interpretação desses números.

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10 razões porque você não está a ganhar dinheiro com o Adsense


O artigo de hoje faz parte de uma pequena série de artigos que estamos a desenvolver, no sentido de alertar os blogueiros para os problemas comuns com os seus blogs. Hoje vamos apresentar-lhe 10 razões porque você não ganha dinheiro com Adsense, sendo que a grande maioria delas estão relacionadas precisamente com faltas de atenção, faltas de conhecimento, entre outros problemas comuns entre os blogueiros.

E porque você provavelmente se queixa das dificuldades que tem em ganhar dinheiro com o Adsense, apresentamos-lhe 10 razões e também algumas dicas bónus para que possa inverter essa situação e melhorar os seus rendimentos imediatamente.

1. VOCÊ NÃO SABE COMO ESCOLHER AS MELHORES PALAVRAS-CHAVE

Embora não tenha como intenção ofendê-lo, a verdade é que existe uma grande probabilidade de você utilizar constantemente as mesmas palavras-chave que todos os seus concorrentes, sempre e quando escreve um novo artigo no seu blog. As palavras-chave de nicho, que são aquelas que geralmente têm menos concorrência e pagam um valor mais alto por clique, são aquelas que lhe podem trazer realmente receitas interessantes. Este artigo é um exemplo de como palavras-chave do tipo “Ganhar Dinheiro” já são extremamente comuns na blogosfera. Se o objectivo deste artigo fosse realizar dinheiro, provavelmente o título e conteúdo teriam sido diferentes.

2. OS SEUS POSICIONAMENTOS SÃO FRACOS

Infelizmente ainda são milhares os blogueiros que utilizam anúncios verticais de Adsense na barra lateral dos seus blogs. Muito sinceramente, estes banners não recebem um décimo dos cliques que recebe por exemplo um banner rectangular de grandes dimensões, algo do tipo 336×280. Inserir rectângulos médios e grandes nos seus conteúdos muito provavelmente irá ajudá-lo a melhorar o rácio de cliques das suas campanhas. Os banners verticais são uma excelente adição mas geralmente são utilizados de forma secundária, nunca como primária. Não se esqueça que o primeiro bloco de anúncios a aparecer no código do seu blog, é aquele que provavelmente tem os anúncios mais bem pagos.

3. VOCÊ TEM DEMASIADOS ANÚNCIOS NAS SUAS PÁGINAS

Sim, você provavelmente tem demasiados anúncios Adsense nas suas páginas! Os anúncios Adsense só devem ser colocados em páginas que cumprem correctamente com o direccionamento de palavras-chave rentáveis. Quando você coloca os seus anúncios em páginas e artigos que não apresentam boas palavras-chave, muito provavelmente os cliques que recebe não se traduzem em rendimentos para os anunciantes. E sabe o que acontece quando os anúncios não convertem bem? Você entra no role de Webmasters que sofrem do Smart Pricing.

4. AS SUAS PÁGINAS NÃO ESTÃO CORRECTAMENTE OPTIMIZADAS

Se os anúncios que aparecem nas suas páginas e artigos não têm contextualização com o conteúdo que você escreveu, você tem um problema grave para resolver. Tenha sempre em conta que os anúncios de Adsense trabalham na base da contextualização por palavras-chave, pelo que esses mesmos anúncios deverão ser o mais idênticos possível com o conteúdo que escreve. Se os anúncios não forem contextualizados, irão gerar cliques de baixa qualidade para os anunciantes, e você acabará mais tarde ou mais cedo por sofrer de Smart Pricing. A optimização da relevância do Adsense é extremamente importante para todos aqueles que pretendem gerar receitas de qualidade com os seus blogs. Para conseguir uma contextualização de qualidade no seu blog, considere colocar a palavra-chave do seu artigo no título, nos sub-títulos do artigo, em cerca de 3 a 4% do texto do artigo, e provavelmente como “tag” desse mesmo conteúdo.

5. VOCÊ NÃO SABE QUAIS AS PÁGINAS QUE CONVERTEM MELHOR

Para que você saiba quais as páginas que recebem mais tráfego e convertem melhor com os seus anúncios Adsense, a melhor estratégia passa seguramente por você criar segmentação de anúncios por página – pelo menos e até você perceber quais as páginas que melhor convertem. Obviamente que existem limitações ao nível da quantidade de critérios, mas você pode utilizar esta estratégia num processo contínuo. Depois de testar meia dúzia de páginas, apaga os critérios e testa outra meia dúzia, por exemplo. Se uma das suas páginas estiver a converter com um CTR muito baixo, muito provavelmente essa página está a necessitar de ser devidamente optimizada. Quando você perceber quais as páginas que convertem pior e conseguir colocá-las ao mesmo nível de conversão das outras, os seus rendimentos vão disparar!

SUAS PALAVRAS-CHAVE TÊM UM CPC MUITO BAIXO

Para todos aqueles que desejam ganhar dinheiro com Adsense, é importante tentar trabalhar com anúncios nos quais o CPC (custo por clique) médio seja igual ou superior a 0,70EUR ou mesmo 1EUR. Você pode descobrir isso utilizando a Google Adwords Keyword Tool. Quanto maior for o custo médio por clique, maior é a probabilidade de você ganhar dinheiro com as suas campanhas.

7. AS SUAS PÁGINAS E ARTIGOS NÃO RECEBEM LINKS

Se você não consegue gerar links para o seu blog, então você também não irá conseguir rankear em posições de topo nos resultados das pesquisas dos motores de busca. A grande maioria dos blogueiros passa o dia a analisar as estatísticas dos seus blogs, os cêntimos que já ganharam com Adsense, a fazer parcerias ou a escrever conteúdos, quando na verdade não pensam sequer em como obter links para esses mesmos conteúdos. Aplicando o princípio de Pareto dos 80/20, você tem 20% de tempo para dedicar ao seu blog, e 80% para descobrir como receber mais links no seu blog.

8. VOCÊ ESTÁ NO NICHO DE MERCADO ERRADO

Como diriam os colegas de profissão Rui Augusto e WebMilionário, você provavelmente está no nicho de mercado do “Ganhar Dinheiro Online”, provavelmente porque toda a gente está, ou simplesmente porque alguém conseguiu sucesso nessa área e você também deseja atingi-lo. Quem diz para esta área, diz para outros nichos de mercado. Compreender as métricas de escolha de palavras-chave rentáveis é crucial para uma boa monetização com campanhas de Adsense. E seguramente que o nicho de mercado do “Ganhar Dinheiro” não é o mais rentável de todos…

9. VOCÊ NÃO SABE JULGAR A SUA CONCORRÊNCIA

Não saber julgar os concorrentes, significa que você está a tentar rankear nos motores de busca para palavras-chave que estão muito acima das suas capacidades neste momento. Isso não significa que um dia você não terá capacidade de concorrer a palavras-chave de topo, mas provavelmente neste momento é um objectivo utópico. A Escola Dinheiro, por exemplo, demorou quase dois anos a posicionar-se no topo para pesquisas como “Ganhar Dinheiro” e “Dinheiro”. Como você provavelmente é persistente, nos próximos meses irá continuar a tentar rankear para palavras-chave utópicas, e a perder a oportunidade de ganhar dinheiro com palavras em nichos muito mais rentáveis.

10. VOCÊ É DEMASIADO PREGUIÇOSO PARA REALIZAR TESTES!

Existem uma série de métricas que podem ser testadas em campanhas de Adsense. Você pode testar os posicionamentos dos anúncios, os esquemas de cores de fundo, links, texto, os tamanhos e formatos de anúncios, os anúncios para páginas, feeds, pesquisa, domínios, etc. Se você é demasiado preguiçoso para realizar testes de optimização da performance das suas campanhas, você provavelmente está longe de ganhar dinheiro com Adsense. Nunca se esqueça de uma coisa – cada blog é diferente, tal como cada blog exige testes diferentes. Se ainda incorre no erro de achar que aquilo que funciona no blog A, também funciona no blog B, independentemente do nicho de mercado, acredite em mim, você está redondamente enganado.

VOCÊ GANHA DINHEIRO COM ADSENSE?

Para tornar o debate ainda mais interessante, convido-o a partilhar o endereço do seu blog nos comentários deste artigo, referindo quanto você ganha por mês com as campanhas do Google Adsense, e apontando também as razões que acha que estão por detrás do seu sucesso/insucesso! Participe!

Até Já!


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