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10 dicas para se manter motivado enquanto blogueiro

Já falámos por diversas vezes aqui no blog, das inúmeras frustrações que invadem todo e qualquer blogueiro, especialmente aqueles que procuram vingar e dedicar-se exclusivamente à escrita. Um dos factores que mais faz com que a blogosfera se torne num autêntico faroeste desertificado, é precisamente a motivação. De acordo com alguns estudos da Technorati por exemplo, cerca de 60% dos blogueiros que hoje iniciam projectos online, desistem deles num período curto de 3 meses. Isso acontece precisamente por culpa da desmotivação.

Para todos aqueles que como nós trabalham diariamente na escrita de conteúdos, ser blogueiro nem sempre é uma tarefa fácil e exige muito treino ao nível da motivação. Se reparar, quando se chega ao verão, são muitos os blogueiros que desistem dos seus projectos e/ou os trocam por algumas horas de sol na praia e/ou uma convivência mais exacerbada com os seus amigos. É normal perder-se a motivação pela escrita de tempos a tempos, mesmo que você adore o seu blog. No entanto, perder a motivação poderá levá-lo para um caminho de desistência, perda de visitantes, perda de tráfego, perda de subscritores, entre outros factores, pelo que é primordial manter-se motivado para bem do seu blog.

10 DICAS PARA SE MANTER MOTIVADO ENQUANTO BLOGUEIRO

Embora não existam fórmulas de sucesso para a motivação enquanto blogueiro, a verdade é que você poderá ter em conta uma série de princípios que o irão seguramente a ajudar a manter-se fiel aos seus objectivos, gerando uma maior motivação contínua e também um sentimento de conquista sempre presente.

1. RELEMBRE-SE DA RAZÃO DE SER BLOGUEIRO

Você provavelmente é blogueiro porque deseja ganhar dinheiro a escrever e/ou a fazer aquilo que mais gosta: estar presente na internet. Ou então você é blogueiro simplesmente porque gosta de escrever e na verdade procura um lugar de destaque enquanto autor. Qualquer que seja a sua razão, é muito importante você relembrar-se dela de tempos a tempos. Isso irá ajudá-lo a remotivar-se para os seus objectivos e a não esquecer os motivos pelos quais você se dedica ao seu blog. Se por ventura trabalha a tempo inteiro na internet, relembre-se daquele emprego que você detestava e que agora que tem a possibilidade de fazer as coisas da forma que quer, não existem motivos para desmotivar.

2. A SUA ÁREA DE TRABALHO DEVERÁ SER AGRADÁVEL

Quando comecei a trabalhar exclusivamente na Internet, fazi-o a partir de casa. No entanto o ambiente de trabalho não era o mais adequado e isso reflectia-se na motivação que tinha diariamente. Quando decidi começar a sair de casa e a procurar espaços de qualidade para trabalhar, a minha motivação melhor consideravelmente. O mesmo acontece com todos os profissionais que não têm um escritório de qualidade, onde o enquadramento deverá ser o mais agradável possível. Uma boa secretária, uma boa cadeira e um ambiente acolhedor, são a melhor forma de o manter motivado para escrever durante horas e horas.

3. MUDE DE AMBIENTE REGULARMENTE

Para qualquer Blogueiro, tal como para qualquer Freelancer, o espaço de trabalho é algo que na realidade é extremamente flexível. Você pode escrever sentado no sofá, na mesa da cozinha, na varanda que dá para a rua, num escritório, num café ou simplesmente num centro comercial. No entanto, mudar de ambiente de tempos a tempos é bastante propício à remotivação. Você não precisa de ficar trancado em casa a escrever no seu blog, quando na realidade podia ter saído para tomar um café enquanto partilhava os seus ideais com os seus leitores.

4. COLOQUE O DESCANSO NA SUA AGENDA

Quando você está num período de maior desmotivação, o descanso poderá ser uma das suas melhores armas. Quer você faça pausas regulares de 15 minutos, ou tire 5 dias de férias do seu blog, o importante é você sentir-se confortável e adaptado à sua rotina de trabalho. Dê a si próprio a oportunidade de descansar, fazer exercício físico, ou simplesmente ficar deitado no sofá e adormecer. O importante é ter consciência da importância de pequenas pausas na produtividade e motivação que emprega ao seu trabalho enquanto blogueiro.

5. DÊ UMA PRENDA A SI MESMO

Uma das estratégias interessantes da blogosfera é precisamente a premiação. Se você se organizar e estabelecer algumas metas, você poderá por exemplo estabelecer que após 30 artigos de qualidade, você dará a si próprio a oportunidade de adquirir X, sendo X qualquer coisa que você deseja naquele momento. Você poderá premiar-se com uma ida ao cinema, com a compra de uma peça qualquer que deseja, entre outras coisas. Mas estabelecendo objectivos, você poderá ir motivando-se a si próprio para o cumprimento desses mesmos objectivos. Nas grandes empresas os prémios de produtividade são uma constante. Porque não fazer o mesmo consigo?

TENHA UMA ALTERNATIVA

Independentemente de você ter um emprego e os seus blogs como part-time, ou de você ser um blogueiro a tempo inteiro, é importante você ter alternativas. Isto significa que se você for blogueiro a tempo inteiro, é recomendável que tenha pelo menos dois blogs de qualidade para que possa de tempos a tempos desligar-se de um e concentrar-se noutro. Isso ajuda-o a remotivar-se bem como a encontrar a energia e criatividade que tanto precisa para levar o primeiro projecto avante. Se você tiver um emprego, poderá encontrar nele um escape para essa mesma remotivação também. Se se sente a perder o controlo sobre a sua motivação, procure uma alternativa viável que o ajude a restabelecer-se.

7. IMAGINE-SE A ATINGIR OS SEUS OBJECTIVOS E O SUCESSO

Por vezes os exercícios de psicologia são também excelentes formas de remotivação. Se você tem objectivos bem concretos acerca da sua actividade enquanto blogueiro, você deverá procurar relembrar-se deles de tempos a tempos. Se está desmotivação, crie uma imagem visual futura do seu blog, do sucesso que você obteve com ele, do dinheiro que estará a ganhar nessa altura, ou simplesmente uma imagem virtual de você a atingir todos esses objectivos. Imagine a sensação de poder e autoridade que você terá, concentre-se nela e remotive-se para atingi-la.

8. CRIE HÁBITOS DE ROTINA

Os hábitos de rotina podem ser a estruturação de motivação que você tanto procura. Muitas vezes os hábitos são difíceis de quebrar, correcto? Se você criar uma rotina de escrita de conteúdos, de trabalho em torno do seu blog, você poderá conseguir ser mais produtivo, mais concreto no estabelecimento e cumprimento de metas, e acima de tudo manter-se motivado por mais tempo.

9. NÃO DESCURE A SUA SAÚDE

Os hábitos de sedentarismo e procrastinação na blogosfera são cada mais concretos e reais. Você dificilmente conseguirá produzir e bloggar da mesma forma se estiver doente ou com falta de energia. É importante então que tenha em conta a sua saúde, física e psíquica, alimentando-se convenientemente, praticando exercício e acima de tudo tendo a sua saúde sempre em consideração. Procure outras formas de se sentir bem disposto e de bem com a vida, sendo que isso irá ajudá-lo proporcionalmente a tornar-se um blogueiro mais competente, motivado e produtivo.

10. CRIE O SEU GRUPO DE SUPORTE

São poucos os blogueiros que trabalham a tempo inteiro na internet, e esses muitas vezes sentem a solidão de estarem por sua conta e risco. No entanto, para todos esses, é importante criar um grupo de suporte, seja através de amigos, de companheiros de profissão (outros blogueiros e webmasters), ou simplesmente de conselheiros. A ajuda mútua entre blogueiros é fundamental, principalmente nos períodos de desmotivação e onde um blogueiro sente alguma necessidade de ser compreendido.

E VOCÊ, COMO SE MANTÉM MOTIVADO?

Você provavelmente também já passou por períodos de desmotivação. Que estratégias utiliza para se remotivar? Partilhe as suas ideias e experiências nos comentários!

Até Já!

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30 formas de fazer o seu blog destacar-se da concorrência!


Conseguir com que um blog se destaque da concorrência nos dias de hoje, é um processo cada vez mais complexo. Com os milhares e milhares de blogs que diariamente surgem na Internet, torna-se cada vez mais complicado conseguir destacar o seu blog dos demais. No entanto, existem algumas formas práticas de contrariar a forma como dá a conhecer o seu blog, seja através do seu visual, da sua estrutura, dos seus conteúdos, das ferramentas que oferece, entre outras.

Este artigo tem como objectivo dar-lhe uma visão periférica e ao mesmo tempo profunda de 30 formas de fazer com que o seu blog se destaque face à concorrência. Nem todas estas práticas são aplicáveis a todo o tipo de blogs, pelo que deverá ser você a decidir quais aquelas que fazem sentido aplicar ao seu blog.

1. CONTEÚDO DE QUALIDADE

Esta é provavelmente uma das mais reconhecidas formas de destacar o seu blog dos demais concorrentes. Se você produzir conteúdo de primeira qualidade, os seus visitantes e leitores desejarão regressar ao seu blog para consumir mais informação. Um dos factores mais importantes desta estratégia prende-se com a relevância dos conteúdos, bem como o facto de estes estarem devidamente actualizados face à realidade. Quanto mais incisivo, relevante e coerente você for na produção dos seus conteúdos, maior será o interesse dos seus leitores em regressarem novamente ao seu blog.

2. OIÇA A SUA AUDIÊNCIA

Se por ventura você tem a felicidade de ter uma audiência de qualidade no seu blog, ou simplesmente leitores regulares, é importante que você oiça o que eles têm para lhe dizer. Para realizar uma tarefa deste tipo, você poderá estabelecer um contacto via email, utilizar os comentários do seu blog, incorporar uma caixa de chat ou shoutbox, ou simplesmente um serviço de feedback. Ouvindo o que a sua audiência tem para lhe dizer, você posicionasse em vantagem para lhe oferecer aquilo que tanto desejam.

3. MONITORIZE A FORMA COMO O SEU BLOG É USADO

Já falámos aqui na Escola Dinheiro diversas vezes sobre a importância do comportamento dos seus visitantes e leitores. Conhecer a forma como os seus visitantes se comportam no seu blog é um passo muito importante para a sua estratégia de desenvolvimento futuro, pois permite-lhe saber quais os locais e formas de lhes oferecer aquilo que estes desejam. Existem duas formas de você se manter em contacto com o comportamento dos seus visitantes. A primeira passa por analisar os dados estatísticos do seu Google Analytics (ou outro software), verificando a origem (país e cidade) dos seus leitores, quais os termos de pesquisa que estes estão a utilizar mais frequentemente para encontrá-lo nos motores de busca, e quais os sites e blogs que mais tráfego direccionam para si. A segunda passa pela utilização de ferramentas como a ClickDensity ou a CrazyEgg, sendo que estas empresas produzem heatmaps (mapas de calor) relacionados com o número de cliques e posicionamento dos cliques que os seus leitores efectuam no seu blog, entre outros dados complexos e profundos sobre o comportamento da sua audiência.

4. PARTICIPE EM COMUNIDADES ONLINE

Quando você lê o seu blog favorito ou simplesmente artigos interessantes que encontra por essa internet fora, invista algum do seu tempo a comentar esses mesmos conteúdos. Utilize sempre o seu nome, email e endereço do seu blog, de forma a criar uma rotina de actividade online. Participe também activamente pelo menos num fórum de discussão ou num grupo de blogagem ou networking. Se você não for um membro activo de comunidades online que não estejam directamente ligadas ao seu blog, você está a perder autoritarismo e visibilidade.

5. SUBMETA O SEU BLOG EM GALERIAS E DIRETÓRIOS

Também já falámos da importância de submeter o seu blog a Galerias e Diretórios de blogs. Recomendamos vivamente a galeria de blogs, que tem já cerca de 1500 blogs inscritos, e produz ainda excelentes backlinks e autoridade para os blogs nela inscritos. Recentemente escrevemos inclusive um caso de estudo sobre como receber 5000 visitas grátis dessa mesma galeria. Recomendamos ainda a consulta dos 390 diretórios gratuitos do Brasil que compilámos também recentemente.

6. ASSINATURA DE EMAILS

Também é uma prática bastante comum, mas que infelizmente nem todos têm em consideração. A forma como você assina os seus emails poderá ser importante para fazer circular a sua mensagem. No entanto, ao invés de colocar simplesmente o endereço do seu blog, procura colocar o seu TOP5 dos artigos mais populares de sempre. Isso irá gerar-lhe mais páginas lidas, despertará muito maior interesse e acabará pode destacá-lo face à sua concorrência.

7. CARTÕES DE VISITA

Embora sejam utilizados maioritariamente por Freelancers e profissionais, a verdade é que os cartões de visita são também uma forma interessante de publicitar o seu blog. Invista algum do seu dinheiro na produção de um cartão criativo e memorável, para que sempre que você for abordado relativamente à sua actividade online, possa entregar um cartão de referência ao seu blog. Lembre-se sempre que muitas pessoas geralmente guardam os cartões na carteira, mas mais tarde ou mais cedo acabam sempre por encontrá-los. Se o seu cartão despertar a curiosidade da pessoa, você provavelmente acabará por ganhar um novo leitor.

8. COMPETIÇÕES

Correr uma competição no seu blog é também uma forma interessante e dinâmica de fazer com que o seu tráfego dispare e os holofotes se posicionem direccionados para o seu blog. Quando avançámos com o concurso do aniversário do blog, nunca imaginámos que as repercussões fossem tão positivas. No entanto, um concurso ou competição não depende necessariamente de um prémio de grande valor. Você poderá realizar uma competição para o desenvolvimento do seu novo logotipo, um nome para um produto ou blog que está para lançar, ou outra ideia qualquer. Além de você mostrar claramente que está preocupar também em dar algo aos seus leitores e não só somente receber, você está também a criar notoriedade e a destacar-se dos demais concorrentes.

9. OPTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA

Uma boa e eficiente estratégia de optimização para motores de busca, pode ser também uma forma eficiente de destacar o seu blog sobre a demais concorrência. A ideia prende-se com a criação de código válido e de qualidade, que cumpra os requesitos dos standard de usabilidade e navegabilidade, bem como de webdesign. Isso significa utilizar as tags HTML correctas, utilizar um título e meta data específica para cada página, entre outras opções. Verifique que os robots dos motores de busca conseguem verificar os seus conteúdos sem problema e indexarem-nos rapidamente, pois isso é uma vantagem imediata na competição directa com outros blogs. Se deseja aprender mais sobre Optimização para Buscadores, recomendamos o blog da Mestre SEO.

10. COMPRA DE PUBLICIDADE

A compra de publicidade em sites e blogs de qualidade pode ser uma das melhores formas de levar o seu blog ao próximo nível. Infelizmente os blogueiros de língua portuguesa ainda são demasiado reticentes ao investimento, mas deixe-nos dizer-lhe que sem investimento você nunca terá retorno. Se pretende acelerar o crescimento e destaque do seu blog, invista algum do seu dinheiro na compra de espaços publicitários em blogs de qualidade e que apresentem algum tráfego e uma comunidade em seu redor!

11. ESCREVA ARTIGOS PARA OUTROS BLOGS

Já falámos da importância dos Guest-Posts em blogs e também os benefícios de escrever para a Escola Dinheiro, mas ainda voltamos a relembrá-lo que uma das melhores formas de você dar a conhecer o seu blog e destacá-lo de toda a concorrência é precisamente através da escrita de conteúdos de grande qualidade, os quais você publicará noutros blogs. Escrever para outros blogs é uma das melhores formas de destacar o seu próprio blog. Os gurus da Optimização para Motores de Busca provavelmente dir-lhe-ão a mesma coisa de um ponto de vista técnico e estratégico. Se você é um webdesigner, considere escrever alguns tutoriais e artigos em forma de lista para sites de criatividade. Tenha sempre a certeza de que coloca o endereço URL do seu blog junto do seu nome, porque se o seu artigo tiver realmente muita qualidade, os leitores irão desejar saber mais sobre si.

12. COMUNIDADES ONLINE

Durante os últimos anos as comunidades online começaram a tornar-se cada vez mais parte do dia-a-dia de todos os blogueiros e curiosos da Internet. Se você pretende melhorar a sua exposição social e mediática, considere criar uma página de fãs no Facebook, carregar as suas criatividades e trabalhos de webdesign para comunidades como a DeviantArt, ou simplesmente criar páginas na HubPages, Squidoo Pages ou Google Knol. A sua presença online é cada vez mais importante, pelo que se você não aparecer regularmente, acabará por cair no esquecimento.

13. UTILIZE O TWITTER A FAVOR DO SEU BLOG

Você provavelmente já conhece o Twitter e o poder que este tem em direccionar tráfego de qualidade para blogs. Independentemente de tudo, o Twitter é uma excelente ferramenta para destacar o seu blog através dos seus seguidores (leia também: como conseguir mais seguidores no Twitter). Para retirar o máximo potencial do Twitter, recomendamos-lhe que visite o Twibesferramentas para o Twitter. para criar e gerir diferentes grupos de utilizadores. Quanto mais por dentro do seu nicho de mercado você estiver, maior será a sua capacidade de se destacar. Aproveite também para começar a utilizar algumas

14. VIDEO AULAS E PODCASTS

Já são muitos os blogueiros que nos dias de hoje produzem com regularidade Podcasts e Video Aulas, mesmo nos mercados de língua portuguesa. Se você por ventura tem algo que gostasse de transmitir aos seus leitores de uma forma mais pessoal, considere criar uma Vídeo Aula. Além de beneficiar da credibilidade de aparecer diante dos seus leitores, você poderá ainda beneficiar dos motores de pesquisa de vídeos como o Youtube, os quais têm capacidade de direccionar grandes quantidades de tráfego de qualidade.

15. RSS FEEDS E NEWSLETTERS

Quando um utilizador subscreve a sua newsletter, você tem a possibilidade de começar a criar a sua lista de contactos e ao mesmo tempo a construir a sua audiência. Se você utilizar bem a sua newsletter, ela pode ser uma excelente forma de captar e direccionar tráfego para o seu blog. Juntamente com as newsletters, você deve oferecer aos seus leitores e visitantes a possibilidade de subscreverem o seu blog por RSS. A construção da sua audiência é fundamental para que você se consiga destacar da sua concorrência mais rapidamente! Leia também o nosso artigo sobre como passámos de 1700 para 4000 subscritores.

16. T-SHIRTS COM A IMAGEM DO SEU BLOG

O marketing offline é também uma forma muito interessante de captar novos visitantes e leitores para o seu blog, e também uma das melhores formas de você se destacar rapidamente da sua concorrência. De entre todas as opções de marketing offline existentes, as T-Shirt’s são seguramente uma das formas mais interessantes de promover a sua imagem e o seu blog. No Brasil recomendo vivamente a Camiseteria e em Portugal o Cão Azul. Se desejar, contacte-os para chegar a um acordo de produção das suas T-Shirts!


17. CRIE UMA APLICAÇÃO PARA iPHONE

Se por ventura o seu blog comercializa produtos e/ou serviços, desenvolver uma aplicação para iPhone ou outra plataforma mobile, pode ser uma forma fantástica de aumentar não só as suas vendas, como também o mediatismo do seu blog. Existem algumas empresas dedicadas ao desenvolvimento de aplicações para telemóveis, como a Siruna. Com o potencial que os mercados de venda de aplicações mobile têm neste momento, é importante você manter-se na linha da frente e fazer com que o seu blog se destaque da concorrência. O mesmo se aplica à versão mobile do seu blog, por exemplo.

18. CARIDADE/SOLIDARIEDADE

Realizar um evento ou criar uma oportunidade de caridade/solidariedade é também uma forma de destacar o seu blog face aos seus concorrentes. Embora a ideia não seja aproveitar-se dos mais desfavorecidos, você poderá na realidade juntar o útil ao agradável, e correr uma oportunidade de solidariedade junto da sua comunidade, ganhando notoriedade e reconhecimento, em troca de uma doação a uma instituição de carácter social. Uma vez que existem muitas, escolha bem a quem deverá doar o dinheiro realizado.

19. PATROCÍNIOS

Outra forma interessante de destacar o seu blog face aos demais concorrentes, passa pelo patrocínio de eventos, sejam eles online ou offline. Muitas vezes as faculdades organizam eventos direccionados a grupos de utilizadores específicos, por exemplo, sendo que você tem a oportunidade de patrocinar alguns desses eventos em troca de publicidade, notoriedade e destaque social. Quem diz as faculdades diz eventos online realizados por outros blogs e empresas.

20. COLOQUE O SEU CONTEÚDO EM VÁRIOS LOCAIS

O seu blog está longe de ser o único local onde você deverá colocar os conteúdos que escreve. Como já referimos inúmeras vezes, os agregadores de conteúdo são também muito importantes na divulgação da sua mensagem, na angariação de tráfego de qualidade, e também no estabelecimento de uma imagem social dinâmica. Se você deseja destacar-se, considere participar em agregadores de conteúdo em Português. Leia também o nosso caso de estudo sobre como fazer o seu tráfego explodir com o ocioso e o uêba!

21. OFEREÇA ALGO!

Independentemente do que você tiver para oferecer, é importante que você tenha uma estratégia de promoção interessante e que leve os seus visitantes e leitores a desejarem uma das suas ofertas. Seja um simples wallpaper para o computador, um Ebook de qualidade, um relatório ou caso de estudo, uma T-Shirt ou canetas, o importante é que você crie algum “hype” em torno do seu blog, e acima de tudo que o destaque face à concorrência apertada.

22. IMPRENSA NOTICIOSA

Nos dias de hoje a informação e as notícias circulam a um ritmo extremamente acelerado e tomam diversas formas nos media. Alguma vez considerou ter o seu blog referido num portal de notícias de topo? Um dos portais de notícias mais emblemáticos do momento é o Google News. Se você tem um blog que é gerido por múltiplos autores, você poderá tentar candidatar-se a publicar as suas notícias no Google News, sendo que para isso deverá produzir conteúdo original, ter múltiplos autores, um tempo de resposta muito curto e um carácter muito próprio. No entanto existem outras oportunidades no mercado. A Escola Dinheiro por exemplo já apareceu nos Media por diversas vezes, tanto online como offline.

23. RESOLVA UM PROBLEMA

Alguma vez parou para pensar porque é que os sites de tutoriais recebem normalmente muito tráfego? A resposta é simples: eles resolvem problemas. Procure por um problema que afecte o nicho de mercado onde você actua, crie um tutorial ou uma forma de ajudar a sua audiência a resolver esse problema, e publique um artigo de grande qualidade. Quando você vai ao encontro das necessidades dos seus leitores, eles acabam sempre por se fidelizar à sua imagem, gerando maior credibilidade e destaque.

24. CANAL NO YOUTUBE

Esta é uma das novidades que estamos a preparar ainda. Todos sabemos que o YouTube é massivo e também um dos sites que mais tráfego gera em todo o mundo. Criando o seu canal de videos no Youtube, você irá criar uma oportunidade para os seus leitores subscreverem os seus vídeos, mantendo-os constantemente em contacto consigo e com as suas matérias. Do ponto de vista dos motores de busca, os vídeos são também uma excelente forma de ganhar posições nos resultados de pesquisas para termos e palavras-chave específicas.

25. SERVIÇOS E FERRAMENTAS GRATUITOS

Ter no seu blog um determinado serviço ou ferramenta que é gratuito, é uma forma intuitiva de atrair novos visitantes e leitores para o seu blog. Existem dezenas de blogs que oferecem calculadores, verificadores de pagerank, geradores de sitemaps, e por aí adiante, sendo que a grande maioria desses sites e blogs acaba sempre por ser recomendado pelas suas ferramentas, ao longo do tempo.

26. SERVIÇOS DE CONSULTORIA

Se por ventura o seu blog for consideravelmente bom no nicho de mercado onde actua, considere oferecer serviços de consultoria. A consultoria pode ser realizada via internet, telefone ou contacto pessoal, sendo que poderá ser igualmente praticada junto de pessoas individuais, grupos ou profissionais. A consultoria, quando realizada com sucesso, é seguramente uma forma profissional e credível de destacar o seu blog sobre a demais concorrência. Ainda são poucos os blogs que oferecem serviços de consultoria profissional, pelo que você tem as portas abertas a essa oportunidade.

27. CRIE UM TEMPLATE, PLUGIN OU ADD-ON

Com o poder que as comunidades de blogging estão a ter nos dias de hoje, o desenvolvimento de templates, plugins, widgets e add-ons para plataformas de blogging é um mercado de promoção sem limites. Investir algum dinheiro no desenvolvimento de um template ou plugin para Wordpress, por exemplo, pode ser a forma mais eficaz de levar o nome do seu blog aos quatro cantos do planeta, de forma gratuita e viral. Tenha sempre em consideração que o template deverá ter pelo menos um link para o seu blog, como autor do trabalho.

28. ESCREVA UM LIVRO

Escrever um livro é algo que requer imensa exigência, especialmente ao nível de tempo, mas poderá trazer-lhe inúmeros benefícios em praticamente todas as frentes. Além de trazer-lhe maior credibilidade e também mais dinheiro, um livro é uma forma de colocar o assunto abordado na boca do mundo, criar uma nova tendência, gerar “buzz” a seu favor e colocar o seu blog num lugar de destaque.

29. CRIE UM SERVIÇO PREMIUM

Já falámos aqui na Escola Dinheiro também sobre as razões para comprar um acesso a um blog privado, e as mesmas servem precisamente para o caso de você criar uma comunidade fechada para o seu próprio blog. Os serviços de subscrição podem ajudá-lo a conseguir uma constante de subscritores e utilizadores fidelizados à imagem do seu blog, destacando-o pela qualidade dos seus conteúdos e a relevância que este tem para o mercado. Se por ventura está a planear utilizar subscrições para o seu blog, considere recorrer a sistemas de pagamento facilitados e que tornem o seu blog rapidamente numa referência.

30. PARTICIPE EM EVENTOS

A participação em eventos, como por exemplo o SMX Brasil, é uma forma não só divertida de você conhecer outros blogueiros e webmasters, mas também uma forma de promover o seu blog. Com os seus cartões de visita na mão, você apenas necessita de iniciar a comunicação com outros profissionais e dar a conhecer o seu trabalho. A chave é escolher os melhores eventos e aqueles que se adequém aos objectivos do seu blog.

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Como vender um site ou blog e realmente ganhar dinheiro?


Muito falamos sobre criação e rentabilização de sites e blogs, formas de ganhar dinheiro. Há quem crie projectos online com o intuito de os comercializar passado 2 ou 3 meses, e existem aqueles que constroem projectos sólidos, robustos e de grande qualidade, e um dia colocam a possibilidade de os comercializar por uma boa soma de dinheiro. eficientes e efectivas, e outros métodos interessantes de marcar uma presença forte e vincada na internet, mas nunca abordámos a estratégia de venda de sites e blogs como forma de

No entanto, vender um site ou blog e realmente ganhar dinheiro é para muitos uma utopia. A falta de estratégia para conseguir aliciar potenciais compradores faz com que se percam oportunidades reais de ganhar dinheiro e quiçá partir para um novo projecto, mais interessante, mais enquadrado com os conhecimentos do autor, ou simplesmente não começar nada.

Existe também uma grande possibilidade de o seu site ou blog ser rentável neste momento, o que invariavelmente é o resultado da sua dedicação e empenho, bem como apresenta uma comunidade sólida e com valor próprio, uma base de clientes e leitores fieis, um perfil autoritário junto dos motores de busca, e quiçá, rendimentos suficientes para fazer de si o seu próprio patrão.

Todavia, vender um site ou blog não é uma tarefa fácil, muito menos quando se reconhece o real valor da obra. Ainda existem muito poucos profissionais com interesse/capacidade de investirem vários milhares de euros em sites e blogs, sendo que o mercado actual, tanto em Portugal como no Brasil, sofre de algum irrealismo. Mas…recorrendo às estratégias correctas, você poderá conseguir encaixar uma boa quantia de dinheiro, que certamente o fará olhar para o futuro com bons olhos!

1. COMECE POR LIMPAR A CASA

O seu site ou blog tem alguma das suas funcionalidades com problemas? Alguma coisa que necessita de ser arranjada para que funcione em pleno? Se sim, então esta é a altura ideal para você soluccionar esse problema. Antes de você colocar o seu site ou blog no mercado de vendas, tenha a certeza de que todas as suas funcionalidades estão a trabalhar em pleno, de que o projecto está devidamente optimização para os motores de busca, e de que todas as suas qualidades e competências se encontram visíveis. Tal como acontece quando alguém pretende vender uma casa, é importante que tudo esteja realmente fantástico, arrumado e limpo!

2. RECOLHA OS SEUS NÚMEROS

Para quem potencialmente está interessado na aquisição do seu site ou blog, os números são uma das melhores formas de saber na prática se o negócio é uma mais-valia ou não. Por isso mesmo, é importante que você recolha todos os números respeitantes ao seu projecto:

  • rendimentos mensais;
  • despesas mensais;
  • fontes de rendimento (apresente os dados de venda de publicidade, AdSense, etc.)
  • número de clientes na base de dados
  • número de visitantes únicos mensais;
  • número de páginas lidas mensalmente;
  • número de subscritores RSS;
  • número de subscritores na Newsletter;
  • número de seguidores no Twitter;
  • número de artigos e comentários publicados;
  • etc.

3. DEFINA UM PREÇO PARA O SEU PROJECTO

De que forma é que você deverá definir o preço do seu projecto, que por sinal até é rentável neste momento? Já vimos várias fórmulas para o cálculo do valor de sites e blogs na internet, nomeadamente: 2X o valor dos ganhos anuais, 1oX o valor dos rendimentos mensais do projecto, e por aí adiante No entanto, tenha em consideração que o seu site ou blog só vale realmente aquilo que o comprador está disposto a pagar por ele. E esse valor pode muito bem não ser o valor que você tinha calculado/idealizado, ou a proposta poderá não se enquadrar em nenhuma fórmula específica.

Por essa mesma razão, é importante que você defina um preço mínimo e um preço máximo para o seu site ou blog. Depois disso, existem várias abordagens interessantes que você poderá fazer no sentido de conseguir comercializa-lo. Tenha em consideração também, que os profissionais da sua área conseguirão certamente reconhecer o valor do seu projecto mais facilmente que um mero curioso de internet.

4. PREPARE UMA PRESS RELEASE DE QUALIDADE

Caso você contacte directamente empresas ou profissionais no sentido de lhes oferecer a aquisição do seu projecto, quer você participe em mercados de compra e venda de sites por leilão, é extremamente importante que você tenha consigo uma Press Release de apresentação da sua venda. Essa Press Release deverá conter todas as informações e imagens referentes ao primeiros 3 pontos que destacámos anteriormente, e deverá funcionar basicamente como a sua página de vendas na Internet, ou seja, quanto mais aliciante e provocadora ela for, maior será o destaque que você irá conseguir junto de potenciais interessados.

5. CONTACTE OS SEUS COMPETIDORES

Numa primeira fase e caso você deseje manter o anonimato da sua venda, você poderá começar por pesquisar e contactar directamente os seus maiores competidores. Nos dias de hoje, praticamente todos os sites e blogs da Internet têm uma página de contacto. Programe um email com a sua Press Release e contacte directamente esses mesmos competidores, no sentido de mostrar o seu interesse na comercialização do seu site e blog. Apresente imediatamente todos os dados de que falámos e aguarde por uma resposta.

6. CONTACTE EMPRESAS NO SEU NICHO DE MERCADO

Seu o seu site ou blog fala sobre dicas de nutrição, saúde e alimentação, pesquise no Google por esses termos e palavras-chave e comece a realizar contactos directos com empresas que trabalhem nesse mesmo nicho de mercado. Esta acção pode ser levada a cabo em simultâneo com o ponto Nº5, por exemplo. Se por ventura começar a receber propostas ou contactos no sentido de analisar mais profundamente a sua oferta, você terá consigo vários interessados e isso permite-lhe jogar a seu favor e a favor dos valores que você idealizou para a sua venda.

7. COLOQUE O SEU PROJECTO NOS MERCADOS DE LEILÃO

Embora sejam praticamente nulos de momento, ainda existem alguns mercados de compra e venda de sites e blogs na Internet. Em Portugal poderá inscrever-se no fórum Mais Tráfego, no Brasil poderá inscrever-se no fórum Webmasters Online e para projectos internacionais, poderá utilizar o mercado de compra e venda Flippa.

Todas estas propostas são viáveis para quem procura vender um site ou blog na internet. No entanto, é importante que quando você colocar o seu projecto à venda, se lembre de ter cumprido pelo menos os primeiros quatro pontos deste artigo. Arrume bem o seu blog, recolha todos os dados estatísticos que possam jogar a favor da sua venda, define um preço mínimo e máximo e prepare a sua Press Release/Página de vendas para posteriormente publicar nos fórums de discussão que recomendámos, por exemplo.

8. DEFINA AS SUAS CONDIÇÕES POR ESCRITO

A probabilidade de você vender o seu site ou blog a alguém que não conhece é muito grande. Embora possa parecer uma pessoa extremamente profissional na sua abordagem ou escrito ou por telefone, você nunca conseguirá ter a certeza de estar a lidar com alguém de confiança, pelo menos e até prova em contrário.

Se você pretende proteger-se de eventuais fraudes, coloque o seu contrato por escrito. Esse contrato poderá ser flexível e adaptável às suas necessidades e às do comprador. Por exemplo: você poderá definir que 50% do valor de compra é pago precisamente no acto de compra, e que os 50% finais são pagos depois de efectuar com sucesso a migração do seu projecto,para o servidor do comprador.

Mantenha uma cópia de segurança do seu site ou blog no seu servidor e não envie as chaves de acesso aos painéis administrativos antes de assegurar que o segundo e último pagamento é efectuado com sucesso. Tendo em conta de que não existe regulação para a comercialização de sites e blogs na internet, tenha sempre a certeza de que tem o dinheiro na sua conta bancária, antes de entregar todo o seu trabalho a alguém que você desconhece perfeitamente.

9. OFEREÇA OS SEUS PRÉSTIMOS NO FUTURO

Este é seguramente um grande argumento de venda. Acorde com o comprador o facto de você permanecer disponível como consultor para futuros problemas ou eventuais estratégias que o mesmo deseje adoptar. Isso faz com que o comprador se sinta relativamente mais seguro de que poderá colocar-lhe questões e/ou sugestões para o futuro.

O único custo que você terá ao desempenhar tal função, será o seu tempo. Vender um site ou blog requer uma estratégia e planeamento de qualidade, e também alguma segurança prévia, sob pena de ser enganado por alguém que não faz a mínima ideia de quem seja. Você trabalhou no duro para fazer do seu site ou blog aquilo que ele é hoje. Tenha sempre a certeza de que recebe em troca aquilo que merece.

E caso as propostas não lhe agradem à primeira vista, tenha sempre consigo a ideia de que novas propostas irão surgir, amanhã e depois…

Fonte: Escola Dinheiro
Marketing Perfeito: Joao Pedro Vieira

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O Que é Marketing Multinivel (MMN)?


Para ter sucesso em um negócio é necessário 200%.

100% – vem de você

100% – vem do veículo de negócio que você escolheu (como você vai ganhar dinheiro)

Pessoas colocam 100% de si no negócio, mas o veículo não tem capacidade de devolver seus 100%.

Colocar 100% não significa trabalhar tempo integral. Nem sacrificar o tempo com a família, nem ter experiência.

Construir uma empresa sólida sem empregados, sem contas a receber nem a pagar, sem despesas.

Parece bom demais para ser verdade

Esse é um motivo para parar de pesquisar?

Não seria muito inteligente, não é?

Saber avaliar um negócio x Não saber avaliar

4 princípios de um negócio

1) enorme mercado em expansão

Não adianta ser o melhor em uma indústria decadente

2) produto único e consumível

Se você não tem um produto único, deve competir com preço e conveniência. Significa, ter o melhor preço e estar próximo ao cliente.

ÚNICO: Se seu produto é único, as pessoas devem vir até você.

CONSUMÍVEL: Se seu produto não é consumível, você estará sem trabalho até a próxima venda.

3) tempo certo e tendências

Existe dois tipos de pessoas no mundo dos negócios:

As que ganham, e estão à frente das tendências; e, as que perdem, e desprezam as tendências.

Como estar à frente das tendências?

Estudando o que as criam.

Próximas tendências:

1. Saúde 4. Aposentadoria

2. Aparência mais jovem 5. Segurança

3. Educação 6. Dinheiro

4) alavancagem

Em nossa sociedade, nos ensinam a estudar, fazer currículo e oferecer nossos conhecimentos em troca do dinheiro de alguém. Se não fizermos essa troca, não ganhamos dinheiro.

Feras custa caro, viajar é caro, passar o tempo com a família, embora seja importante, é caro.

Alavancar significa “melhorar os meios para adquirir algo”

Uma forma de alavancar é investir R$5 milhões e ganhar juros de 10%. Seria R$41mil por mês.

Imagine que você tem uma empresa e apenas um empregado:eu.

Na segunda-feira, eu trabalho 8 horas , e você trabalha as mesmas 8 horas.

Você ganha equivalente a 16 horas de trabalho. Porque você pega parte da minha produtividade como renda para você.

Teoricamente, quanto mais empregados você tiver, maior será sua alavancagem.

No entanto, você já teve empregados?

Se teve, sabe que na teoria, ter empregados parece bom. Mas é muito difícil obter alavancagem com empregados.

Se você tem 1 empregado, você tem uma dor de cabeça; se você tem 100 empregados você tem uma creche de adultos.

A razão é que nenhum empregado trabalha tanto pela empresa como você. Porque não são donos dela.

Assim que o chefe sai, colocam os pés sobre a mesa, e ficam pendurados no telefone. Quando vão ao almoxarifado, não pegam só uma caneta, pegam um monte, e um monte de clips e elásticos. Certo?

Você nunca fez essas coisas, mas muitas pessoas fazem.

Para obter uma verdadeira alavancagem, deve criar uma situação onde todos tem o mesmo a ganhar. Só assim você terá uma verdadeira alavancagem.

Por exemplo:

Eu tenho uma imobiliária, e um empregado, Diego.

Ele vende uma casa e ganha porcentagem da venda da casa, e eu também.

Por que eu ganho se foi o Diego vendeu a casa?

Eu fiz a publicidade, o treinei, tive a iniciativa de abrir uma imobiliária. Eu arrisquei, fiz muitas coisas. Então é válido que eu ganhe meu dinheiro.

Mas Diego não trabalha pra mim como empregado. Ele é autônomo, apenas trabalha comigo.

O que quero mostrar é que o dono da imobiliária e o corretor tem o mesmo a ganhar com uma venda.

Existe uma falha nesta situação: o dono da imobiliária pode ter corretores, mas o corretor não. O dono tem alavancagem, os corretores não.

Se eu fui responsável a treinar o Diego, em formar um excelente corretor, o que pode acontecer com ele em alguns anos?

Ele abrirá sua própria imobiliária.

E isso não é bom para mim,o dono. Primeiro porque a minha fonte de renda vai embora; segundo porque ele se torna um concorrente. Eu o treinei, ele sabe meus pontos fortes e fracos.

Quando o Diego abrir sua própria imobiliária, ele treinará novos corretores. Que um dia, se tornarão novos donos de uma imobiliária.

Eu criei um ciclo, uma cadeia de concorrentes!

E isso não acontece só com imobiliárias. Já ouviu alguém dizer “vou trabalhar lá para ganhar experiência?”

Significa: vou pegar a experiência deles e abrir meu próprio negócio.

Vamos mudar os paradigmas.

Digamos que eu ajude Diego a ter sua imobiliária.

Quero isso desde o começo.

A única maneira de você, e eu, segurar um líder, é dar a ele a mesma oportunidade de crescimento que nós temos. Uma oportunidade onde todos tem o mesmo ganho.

Vou encorajá-lo a abrir seu próprio negócio. Ele sai da posição de corretor, se torna um dono.

Eu o ajudo, e vou ganhar uma porcentagem do que ele e seus corretores venderem.

E por que não?

Eu os treinei, arrisquei e tudo mais.

Algumas pessoas podem pensar: “isso não é uma pirâmide?”



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