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Como anda o Mercado de Marketing Multinivel no Brasil


Dias atrás, numa de minhas andanças pela internet, encontrei uma informação que me deixou bem animado. Numa enquete feita num site sobre Marketing Multinivel, diga-se de passagem, um dos melhores sobre o tema na internet brasileira, alguns números me deixaram bem otimistas. Ainda que os mesmos não sejam um retrato fidedigno da realidade – por não serem oriundos de uma pesquisa tecnicamente embasada, com amostragem, segmentação, etc. – creio que estejam perto do que realmente anda acontecendo.

industria-da-decepcaoQuem ganha e quem perde dinheiro com MMN

Segundo o inquérito estatístico (em 06/03/2010), que tinha como objetivo levantar dados quantitativos sobre quem já ganhou e quem já perdeu dinheiro com Marketing de Rede, essa é a realidade entre todos os internautas que responderam a pergunta “Você já perdeu, ou ganhou, dinheiro com MMN?”

24% afirmaram ter perdido dinheiro
15% disseram já ter obtido ganhos com negócios dessa natureza
33% afirmaram estar ganhando dinheiro nesse instante e
28% admitiram nunca ter participado de nenhum negócio de Markting Multinivel

ganhos-marketing-multinivel

Não sou matemático e confesso que perdi a maioria das aulas de estatística, portanto, não tenho conhecimento suficiente para analizar os dados. No entanto, acho que mesmo minha leiga percepção é capaz de atentar-se pra algumas particularidades desses números.

1 – A disparidade entre quem perdeu e quem ganhou dinheiro com MMN é de apenas 10%. Não imagino que em nenhum outro segmento da economia encontre-se situação tão equiparável. Numa rápida busca na internet pude averiguar que mais de 70% das empresas fecham suas portas no primeiro ano; 25% no segundo e só 5% sobrevivem por mais algum tempo, existindo aí ainda uma parcela que virá a sucumbir no futuro. Bem, ainda que os 5% tivessem êxito para sempre, ainda assim 95% teriam tido insucesso e isso é bem mais que os 10% que perderam dinheiro com Multinivel.

2 – Uma outra hipótese a ser considerada é que apenas 24% tenham dito perder dinheiro porque a grande maioria não considera o investimento que se faz num negócio multinivel uma perda financeira, de fato. Particularmente, penso que esse número esteja bem aquém da realidade e que o número de pessoas que perderam dinheiro nessa atividade seja bem mais expressivo.Marketing Multinivel é uma atividade como outra qualquer e seria injusto que as taxas de insucesso, bem mais elevadas em todas as áreas (artes, esportes, negócios em geral, etc.) fosse apenas essa em MMN.

3 – É evidente que os cálculos que estou fazendo são bem superficiais, pois precisaria de vários números para ser mais preciso, como por exemplo, votantes totais, votos únicos, etc. Mas, ao vermos que os dados analizados anteriormente refletem números passados (já ganhei, já perdi), e que, na atualidade, um número relativamente significativo, diante do global, afirma estar ganhando dinheiro hoje (33%), percebemos uma evolução plausível no MMN nacional. Creio que tudo isso deva-se a uma postura mais ética das empresas e do trabalho de profissionais qualificados, como por exemplo os do site onde extraí os dados, que com um trabalho sério – e de extremo valor – andam limpando todo o lixo da indústria. Sejamos gratos!

4 – Por fim, um dado que me faz repensar na consistência dos anteriores: será que tão pouca gente (28% dos votantes) nunca participou de um MMN? Será que isso está correto? Num primeiro instante, um distribuidor novato poderia ficar desesperado: “meu Deus, todo mundo já fez MMN. Não sobrou ninguém pra eu patrocinar”. Realmente, isso seria desesperador, caso não soubéssemos que dos 200 milhões de brasileiros, bem mais da metade não utilizam internet e que, portanto, não votaram. E dos que votaram, mais de 90% chegaram à tal enquete após pesquisarem uma palavra-chave no Google (responsável por aproximadamente 90% de todos os acessos da maioria dos sites da internet) ou seja, estavam inseridos num público-alvo já familiarizado com MMN e seria bem provável que a grande maioria já tivesse participado de alguma operação. Olhando por esse ângulo, os 28% passam a jogar a favor da indústria.

Gostaria de saber qual a sua interpretação desses números.

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